.........

‘Agrônomo digital’ monitora clima para o plantio

.........

Divulgação

Ijanc (esq.) e Esteves, da LabMet: sensores conectados à web são responsáveis por capturar e enviar dados aos sistemas

Sob a parca sombra gerada por um automóvel, o engenheiro agrônomo João Trevizoli Esteves e o administrador Murilo Ijanc ajustam os sistemas de uma estação meteorológica. A engenhoca – fincada na lavoura de amendoim da Cooperativa Agroindustrial Coplana, em Monte Azul Paulista (a 420 quilômetros de São Paulo) – envia, em tempo real, dados sobre o microclima e indica a hora certa para aplicar defensivos, plantar, irrigar e colher a produção. "Venho de uma família de agricultores e sei o quanto uma decisão errada pode causar prejuízos", comenta Esteves.

A aflição de seus pais diante da falta de informações o motivou a cursar agronomia. Formado, juntou-se a Ijanc, para criar a LabMet, startup com sede em Jaboticabal (SP) que desenvolveu um sistema de suporte a decisão para o agronegócio. O objetivo da solução é ampliar a eficiência e reduzir os custos na lavoura. "Sensores conectados à internet são os responsáveis pela captura e envio de dados aos sistemas de análise", explica Esteves.

A ideia é permitir que os produtores – independentemente do porte – tenham à sua disposição os conselhos de um "agrônomo digital". Para isso, Esteves e Ijanc combinaram técnicas de internet das coisas (IoT) com inteligência artificial. No interior de São Paulo, eles já instalaram mais de 20 estações, dotadas de sensores e painéis solares. As unidades estão conectadas à internet móvel e são autônomas na produção da energia que consomem.

Os dados seguem para sistemas de inteligência artificial, que "estudam e analisam" características do microclima, do solo e da cultura para indicar os processos mais adequados em cada etapa do plantio. As informações e instruções são enviadas, via mensagem de texto (SMS), para o telefone celular do agricultor. "Com a previsão meteorológica e informações sobre o volume de chuvas, o agricultor sabe exatamente por onde começar a colheita", exemplifica Ijanc.

Na proteção da lavoura, o produtor consulta o sistema para saber se as condições climáticas são apropriadas para a aplicação de defensivos. "As pragas precisam de uma combinação de fatores para se desenvolver", comenta Esteves. Se não existe possibilidade para o surgimento da doença, o agricultor poupa dinheiro, uma vez que não precisa pulverizar as plantas. Já quando o microclima favorece alguma praga, o agricultor recebe alerta para aplicar imediatamente o defensivo.

Entre as tecnologias, os empreendedores citam o uso de redes neurais artificiais, modelos estatísticos computacionais que imitam o funcionamento do cérebro na tomada de decisões. As redes neurais dão às maquinas capacidade de aprender. "O processo acontece com base no histórico de dados e nas análises realizadas, criando uma base robusta para ‘aconselhar’ o agricultor", explica Esteves.

Para tornar a comunicação ainda mais simples, Ijanc trabalha na conexão do sistema de mensagens do LabMet ao WhatsApp e ao Telegram. "Vamos ampliar o alcance e facilitar o uso da solução. Os produtores têm acesso e sabem utilizar estas redes sociais", diz.

O monitoramento das lavouras, defendem os empreendedores, tem de estar disponível para todos os produtores. "Muitos não conseguem contratar um agrônomo em tempo integral", admite Ijanc. Por isso, a LabMet opera com um modelo de negócios misto, que envolve desde o aluguel das estações até a remuneração com parte da produção. "Em um dos nossos clientes, instalamos as estações e recebemos em grãos de soja no final da colheita", exemplifica Esteves.

Incubada no Supera – parque tecnológico de Ribeirão Preto (SP) -, a LabMet passou por processo de aceleração no Sevna Startups, onde recebeu treinamento e recursos para aplicar em infraestrutura de computação em nuvem. "Agora buscamos investidores para financiar a produção comercial das estações e a ampliação da rede de monitoramento", conclui Ijanc.

Por Ediane Tiago | Para o Valor, de Monte Azul Paulista

Fonte : Valor