.........

AGRICULTURANOTÍCIAS – PERDAS COM CLIMA – Seguro rural: governo pagou R$ 2,9 bi em indenizações entre 2006 e 2015

.........

Cerca de 420 mil produtores teriam sido atendidos no período, com mais de 52 milhões de hectares segurados

O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) atendeu 420 mil produtores entre 2006 e 2015, que receberam R$ 2,92 bilhões em indenizações. Segundo o Ministério da Agricultura, o seguro compensou perdas em função de eventos climáticos. No período, mais de 52 milhões de hectares foram segurados nas culturas de soja, trigo, milho, maçã e uva. Os números foram apresentados nesta quarta-feira, dia 23, durante reunião na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

Nos próximos dias, o Departamento de Gestão de Riscos (Deger) da Secretaria de Política Agrícola disponibilizará na página do Ministério da Agricultura na internet relatório sobre as indenizações do PSR. Conforme nota do ministério, o documento trará detalhes sobre as operações, com indicadores como o índice de sinistralidade por regiões e taxa de risco observado.

"É muito importante para o produtor rural conhecer bem esses números e os fatores de risco a que estão expostos nas diferentes culturas e regiões", disse na nota o secretário de Política Agrícola, Neri Geller.

O diretor do Deger, Vitor Ozaki, destacou que, a partir do momento em que o governo federal passou a incentivar a contratação do seguro, a demanda cresceu, atraindo mais seguradoras para o mercado e contribuindo para maior competitividade e aprimoramento dos produtos.

Fonte : Canal Rural