.........

AGRICULTURAALGODÃOMILHO – TECNOLOGIA – CTNBio aprova liberação comercial de quatro novas variedades transgênicas

.........

Fonte:Aprosmat

Duas cultivares de algodão, uma de soja e outras de milho geneticamente modificadas tiveram biossegurança aprovada e poderão ser comercializadas

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou, nesta quinta-feira, dia 9, em Brasília, a liberação comercial de quatro novas variedades transgênicas. Com a decisão, foram liberados dois tipos de algodão, um tipo de soja resistente a insetos e um tipo de milho.

A liberação comercial concede permissão para uso no meio ambiente, registro, transporte, consumo humano e animal, comércio (importação e exportação) da espécie e descarte. Ao avaliar e aprovar a liberação comercial de um produto, a CTNBio elabora um parecer que examina o risco associado ao produto no que se refere à biossegurança para o uso proposto. Em seguida, a empresa precisa requerer ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a autorização e o registro do item a ser comercializado.

Além das sementes, outros dois produtos geneticamente modificados foram aprovados pela comissão: uma vacina contra raiva para felinos e um derivado de alfa-amilase, que pode ser usado, por exemplo, na fabricação de xaropes.

Fonte : Canal Rural