.........

AGRICULTURA – PRODUTIVIDADE – Amendoim: produção aumenta, mas preços preocupam produtores

.........

Fonte:Keyle Barbosa de MENEZES/Embrapa

Boa distribuição de chuvas e controle de doenças aumentou a produtividade e qualidade do grão

No interior de São Paulo, a colheita do amendoim está adiantada. A produção desta safra vai ser 10% maior e a qualidade dos grãos anima os produtores. A preocupação do setor é que o excesso de oferta pressione os preços.

Na fazenda do produtor Dagmar Fernando Pupin, em Jaboticabal (SP), foram cultivados 480 hectares, 5% a mais em relação a temporada passada. A produtividade esperada é de 200 sacas por hectare, volume 15% maior na comparação com o último ciclo.

De acordo com o produtor, a boa distribuição de chuvas e controle de doenças aumentou a produtividade e qualidade do grão.

Em São Paulo, a primeira safra de amendoim ocorre entre os meses de novembro e abril. A semente é utilizada na sucessão de cultura com a cana de açúcar para recuperar solos pouco produtivos. Mas a cultura, que antes era utilizada para recuperação de solos, tornou-se uma importante fonte de renda para os produtores

A produtividade média nesta safra vai ser recorde. A produção total deve crescer 10% na região da Alta Mogiana a atingir 2,6 milhões de sacas de amendoim. Cerca de 40% deste volume é exportado para União Europeia, Japão e Rússia.

No ano passado, países como Argentina e China, importantes produtores mundiais de amendoim tiveram quebra na safra. Com a redução na oferta, o preço do amendoim subiu 10% no mercado interno e a saca de 25 quilos foi comercializada em média a quarenta reais. Agora, o aumento da oferta pode pressionar os preços do produto.

  • Henrique Bighetti, Jaboticabal (SP)
  • Fonte :Canal Rural