.........

Agricultura familiar busca maior acesso a mercados

.........

Com o objetivo de fortalecer a AGRICULTURA FAMILIAR, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) desenvolve o Programa de Regionalização do Abastecimento e da Comercialização da Produção da AGRICULTURA FAMILIAR. A coordenação da iniciativa é da Central de Abastecimento (Ceasa/RS), em parceria com a Emater/RS-Ascar e departamentos da SDR. Conforme o assessor técnico da presidência da Ceasa, Lecian Gilberto Conrad, as diretrizes começaram a ser definidas em maio, com foco na estruturação logística. "O programa visa potencializar o trabalho das associações e cooperativas e facilitar o acesso ao mercado", explica.

A intenção é que os agricultores familiares gaúchos forneçam para os mercados convencional e institucional, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e a Lei da Compra Coletiva/RS. "Pela logística, primeiro os agricultores abastecem as demandas locais e regionais, para depois direcionarem o excedente a outras regiões e estados", explica. Para efetivar as ações, o governo pretende disponibilizar cerca de R$ 18 milhões nos próximos dois anos. O financiamento é do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com contrapartida de 10% do Tesouro do Estado.

A implementação do Programa de Regionalização do Abastecimento e da Comercialização da Produção da AGRICULTURA FAMILIAR será realizada em duas etapas, em 2013 e 2014. Conforme Conrad, esta semana a coordenação termina o levantamento das demandas regionais para a primeira etapa, que absorverá 40% dos recursos. As solicitações englobam a construção de prédios, aquisição de veículos e compra de equipamentos para recebimento, lavagem, classificação e refrigeração dos produtos agrícolas. "Queremos aproximar produtores e consumidores, ter menor custo energético na circulação dos produtos, valorizar a mão de obra local e contribuir com a redistribuição de renda."

Saiba mais

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, em parceria com a Ceasa/RS, realiza uma série de eventos pelo Rio Grande do Sul para apresentar a regionalização do abastecimento. Os seminários detalham o funcionamento do programa e como devem ser elaborados os projetos a serem encaminhados pelas entidades. Em Santa Cruz do Sul, o encontro foi promovido no dia 25 de junho. "As ações de governo sempre estiveram voltadas à assistência técnica em nível de propriedade, mas o novo programa surge com a proposta de suporte também da porteira para fora", reforça o assessor Lecian Gilberto Conrad.

Fonte: GAZETA DO SUL – RS | Jornalista(s): MICHELLE TREICHEL michelle@gazetadosul.com.br  Fonte: Ag. Assmann/Inor Assmann