.........

AGRICULTURA| – EUA iniciam plantio da soja e aceleram o de milho

.........

Semeadura da oleaginosa está adiantada em relação ao ano passado, diferente do cereal, que continua atrasado

plantio-da-soja-grao (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

O plantio da safra de soja dos Estados Unidos começou mais acelerado que o da temporada passada. Na última semana, os agricultores do país semearam 6% da área prevista para a cultura, que vive o ciclo 2017/2018. Nessa mesma época no ano passado, a proporção era de 3%, divulgou, nesta segunda-feira (24/4), o Departamento de Agricultura do país (USDA).

A pesquisa se baseia em 18 estados produtores. Em 12 deles, o trabalho de campo começou. O mais avançado é o Mississippi, com 60% de área plantada. Em seguida, aparece a Louisiana, com 59%. Arkansas está em terceiro na lista, com 39% semeados.

Milho

Já os trabalhos de plantio do milho tiveram um avanço significativo na última semana. Conforme o USDA, a semeadura chegou a 17% da área reservada para a cultura. Na semana anterior, a proporção era de apenas 6%.

Todos os 18 Estados pesquisados pelos técnicos do governo norte-americano estão com plantio em andamento. O Texas lidera, com 68% de área plantada. Depois aparecem a Carolina do Norte, com 63%, o Missouri, com 46%.

Apesar do avanço semanal, a semeadura da safra nova do cereal está atrasada em relação ao mesmo período no ano passado, quando tinha sido plantados 28% da área. A média das últimas cinco safras é de 18% nesta época.

plantiomilhoeua (Foto: USDA)

plantiomilhoeua (Foto: USDA)

POR RAPHAEL SALOMÃO

Fonte : Globo Rural