.........

Agricultura de Precisão: conheça técnicas para incrementar a lavoura

.........

Sistema utiliza tecnologia, como GPS, para otimizar uso de insumos

BurningWell

Foto: BurningWell / Divulgação

Tecnologia no gerenciamento agrícola pode auxiliar produtor

Racionalização do uso de insumos e aumento da produtividade são alguns dos resultados da Agricultura de Precisão. Introduzida no Brasil em meados da década de 1990, aAgricultura de Precisão baseia-se em um conjunto de técnicas de gerenciamento agrícola a partir das propriedades do solo e das plantas de uma lavoura.

A ideia é obter o maior número de dados e características de um talhão para que o produtor tenha o máximo de aproveitamento de sua área, de maneira sustentável. Para isso, os procedimentos incluem a utilização de aparelhos como GPS, que auxiliam a localizar porções de terra para amostragem. A partir da análise das amostras, podem ser elaborados, por exemplo, mapas de produtividade. Outras técnicas consistem em fotografias aéreas, imagens de satélite e videografia.

Com a constante profissionalização do meio rural, a Agricultura de Precisão ganhou espaço no agronegócio brasileiro e conquistou a atenção do poder público. Atualmente, as práticas mais populares no país são relacionadas à aplicação de fertilizantes e corretivos em taxa variável. Para promover o sistema e auxiliar os produtores, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou o Comitê Brasileiro de Agricultura de Precisão.

Em 2009, o Mapa lançou uma cartilha sobre a Agricultura de Precisão. Conheça mais sobre as técnicas e como realizá-las:

Boletim Técnico:
http://www.slideshare.net/ruralbr/agricultura-de-preciso-10594351

Fonte: Ruralbr