AGRICULTURA – Alckmin: ano foi difícil, mas a agricultura ‘salvou a lavoura’

Governador disse que o setor agropecuário não pode ficar dependente do câmbio

Geraldo_Alckmin_governador (Foto: Sylvia Gosztonyi / Ed. Globo)

"Em plena recessão, quase depressão econômica, foi o câmbio que ajudou", disse governador de São Paulo (Foto: Sylvia Gosztonyi / Ed. Globo)

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta terça-feira (15/12), que 2015 foi um ano difícil, em razão do conturbado cenário político e econômico do País, mas que o setor da agricultura foi o responsável por "salvar a lavoura" e segurar o emprego. "O próximo ano não será fácil, mas tenho certeza de que poderemos recuperar a atividade econômica", disse o governador, durante o I Encontro das Cadeias Produtivas do Setor, que ocorre no Palácio dos Bandeirantes.

saiba mais

Durante seu discurso, Alckmin disse que os países que prosperam têm política monetária com juros baixos e política cambial com moeda desvalorizada. "O Brasil fez exatamente o contrário, com uma política fiscal frouxa. Chegamos a 37% do PIB com gastos governamentais", afirmou. "Em plenarecessão, quase depressão econômica, foi o câmbio que ajudou. Se nós continuássemos com a moeda sobrevalorizada, até a agricultura teria grandes dificuldades", comentou.

Segundo ele, o setor não pode ficar dependente do câmbio para impulsionar o seu desenvolvimento e é preciso trabalhar em políticas públicas para o agronegócio, como um plano plurianual de safra. Ele citou ainda que é necessário ter segurança jurídica e trabalhar melhor as questões ambientais para diminuir os riscos de sanções ao setor. Falou ainda sobre a necessidade deinvestir em logística no País a fim de reduzir os custos para o agronegócio. "Temos tudo para um ano de muito trabalho e muito empenho para melhorar", disse.

O governador criticou a falta de participação do País em acordos internacionais de comercialização, sem citar exemplos. "O Brasil acaba ficando isolado e é preciso participar para expandir o comércio", disse. Ainda durante o evento, assinou o decreto que dispõe sobre a criação de grupo de trabalho para a implementação de Agricultura de Baixo Carbono (ABC).

POR ESTADÃO CONTEÚDO

Fonte : Globo Rural