.........

Agricultores protestam e causam congestionamento na chegada e no centro de Porto Alegre

.........

Às 9h, lentidão chegou a 16 quilômetros na chegada a Porto Alegre, tanto por aqueles que vinham do sul do Estado quanto pelos que vinham do Vale do Sinos

Agricultores protestam e causam congestionamento na chegada e no centro de Porto Alegre Ronaldo Bernardi/

Trânsito na Avenida Alberto Bins ficou congestionadoFoto: Ronaldo Bernardi

Uma manifestação de integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) trouxe caos ao trânsito de Porto Alegre e Região Metropolitana na manhã desta terça-feira.
Após percorrerem a Avenida Castelo Branco, os cerca de 300 agricultores, que cobram políticas mais amplas para combater a estiagem, realizaram ato público em frente ao Banco Central desde as 10h, interditando a Avenida Alberto Bins. Às 11h30min, o grupo seguia bloqueando a via. Para dar vazão ao tráfego, foi necessário mudar o sentido da Rua Senhor dos Passos, no sentido Voluntários da Pátria — Alberto Bins.
Início da manifestação

Por volta das 7h45min, sete ônibus com agricultores desembarcaram antes da Ponte do Guaíba. O grupo desceu do coletivo e caminhou pela rodovia Guaíba-Porto Alegre (BR-290), bloqueando a Avenida Castelo Branco, em direção ao Centro. A via teve o trânsito totalmente interditado pelos manifestantes. O grupo se dirigiu ao centro da capital gaúcha pela Avenida Mauá, concluindo a caminhada na Avenida Alberto Bins para realização de ato público em frente ao Banco Central.

Fotos: Ronaldo Bernardi

O pico de congestionamento foi atingido às 9h, quando a lentidão chegou a 16 quilômetros na chegada a Porto Alegre, tanto por aqueles que vinham do sul do Estado quanto pelos que vinham do Vale do Sinos.
Segundo a concessionária Concepa, no horário, o fluxo lento ia do km 107 da BR-290, em Eldorado do Sul, até o km 97, na Ponte do Guaíba. Na chegada pela Zona Norte, o congestionamento atingia do km 92, na interconexão com a BR-116, ao km 96, na entrada da Av. Castelo Branco.

Às 9h30min, o congestionamento na BR-290 nos trechos de Eldorado e Porto Alegre complicava o trânsito também nas vias da capital gaúcha. As avenidas Farrapos, Goethe, Independência, Ceará e Mauá apresentaram fluxo intenso.

A partir das 9h50min, a lentidão reduziu na chegada a Porto Alegre. O trânsito normalizou na BR-290 por volta das 10h10min, informou a Concepa.
Neste horário, os manifestantes realizavam ato público em frente ao Banco Central, interditando a Avenida Alberto Bins. Às 11h30min, o grupo prosseguia bloqueando a via. Para dar vazão ao tráfego, foi necessário mudar o sentido da Rua Senhor dos Passos, no sentido Voluntários da Pátria — Alberto Bins. Alberto Bins.

Fonte: Zero Hora