.........

Agricultor poderá averiguar sustentabilidade de experimentos na Agrifam

.........

Os agricultores visitantes da 9ª edição da Agrifam – Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural – poderão conferir uma série de experimentos voltados para o desenvolvimento da atividade na área denominada como Sítio Modelo. O espaço tem como objetivo apresentar opções para atuação em diversas etapas da cadeia produtiva.

Neste ano, o espaço focará em aplicações sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental para a agricultura familiar. Haverá o projeto Pais (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) que demonstra medidas simples para a melhoria dos processos produtivos, reduzindo gastos, aproveitando espaço e, consequentemente, focando a viabilidade econômica do produtor através de práticas ecologicamente corretas.

Também haverá a empresa CRI Bombas apresentando um sistema submerso de bombeamento de água, com base no uso da energia solar. O equipamento, que permite a redução no consumo de energia no sistema de bombeamento de água de poço artesiano, faz a captação para uso no cultivo, manejo, produção e residência. Já a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu estará demonstrando diversas tecnologias de baixo custo adaptadas para utilização sustentável em propriedades rurais.

Focando a questão do apoio técnico ao pequeno produtor, há a participação da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), do Instituto BioSistêmico (IBS) e da Irriga Bauru. A Cati trará para a área uma estufa apresentando cultivares – entre sementes, mudas e matrizes – com qualidade genética, fisiológica e sanitária, e a demonstração em maquete do projeto Microbacias II, além instalar no local um escritório das Casas de Agricultura para fazer o atendimento aos agricultores visitantes. Já o IBS exibirá três aplicações tecnológicas. Na questão do Biodiesel, o Instituto irá expor boas práticas de produção, integrando o programa energético aos processos produtivos já utilizados numa propriedade.

Para a saúde da propriedade rural, haverá a apresentação do Agromóvel, veículo equipado para verificar em tempo real aspectos quanto ao solo, água, planta, produto e imediatamente indicar procedimentos para elevar a produtividade e a qualidade da produção. E no aspecto da produção leiteira, o IBS traz a tecnologia Vaca Móvel, um laboratório itinerante montado em um veículo para chegar até ao produtor, com equipamentos que realizam 13 exames: identificando a qualidade e a composição nutricional do leite em tempo real, mostrando temperatura, acidez, densidade e outros elementos que podem alterar a qualidade do leite e prejudicar a comercialização. O processo de irrigação de plantações também será abordado com a empresa Irriga Bauru que estará expondo um modelo de custo-benefício destinado aos pequenos e médios produtores.

A engenheira agrônoma Jéssica Tieme, que coordenará a área na Agrifam, aponta que tais atrativos objetivam em um todo oferecer um panorama de opções de desenvolvimento sustentável para o agricultor.

– É uma proposta simples, mas eficiente por demonstrar ao produtor rural inovações de desenvolvimento de sua atividade de acordo com o equilíbrio entre a necessidade de produção e a de preservação ambiental – comenta.

A Feira
Com entrada e estacionamento gratuitos, a Agrifam 2012 acontece de 3 a 5 de agosto, das 8h às 17h, no recinto de exposições “José Oliveira Prado”, no município de Lençóis Paulista, região central do Estado. Este ano haverá cadastramento de visitantes que poderá ser realizado através do sitewww.agrifam.com.br, ou no local do evento.

Fonte : RuralBR