.........

Abertura nacional da safra de canola ocorre nesta quarta-feira em Passo Fundo

.........

Rio Grande do Sul é o maior produtor da oleaginosa, que tem preço regulado pela soja

Abertura nacional da safra de canola ocorre nesta quarta-feira em Passo Fundo Letícia Fazolin / BSBIOS/Divulgação

Foto: Letícia Fazolin / BSBIOS / Divulgação

Com a abertura oficial marcada para a quarta-feira, dia 18, em Passo Fundo, o Rio Grande do Sul dá a largada na colheita de uma de suas apostas de inverno: a canola. O Estado é o maior produtor nacional da oleaginosa, que tem preço regulado pela soja. O estímulo para o cultivo vem das indústrias de biocombustíveis, que garantem a compra.
O ciclo da canola deste ano foi marcado, conforme o engenheiro agrônomo da Emater Alencar Rugeri, por dois momentos distintos. O primeiro, no plantio, foi a dificuldade na obtenção das sementes – ainda importadas –, o que impediu expansão maior da área cultivada – em torno de 28 mil hectares.
Depois, a geada registrada em agosto prejudicou as lavouras do cedo. No geral, porém, as plantações estão em boas condições de desenvolvimento. A expecativa da Emater é de que a produtividade média por hectare seja de 1,5 mil quilos.
– É importante o agricultor aproveitar para introduzir uma nova cultura. Hoje, já se tem todo um sistema desenvolvido para a produção da canola, que dá segurança ao produtor – afirma Rugeri.

Fonte: Zero Hora